facebook instagram youtube whatsapp

Saúde Sexta-feira, 12 de Julho de 2024, 09:39 - A | A

Sexta-feira, 12 de Julho de 2024, 09h:39 - A | A

sono

Notívagos têm melhor função cognitiva, diz estudo

Pessoas mais ativas à noite tiveram desempenho 13,5% mais elevado nos testes, em comparação àqueles que são mais ativos pela manhã

Paloma Oliveto \Correio Braziliense
MQF

O cronotipo — preferência por atividades matinais ou noturnas — está associado à função cerebral, e os notívagos têm melhor desempenho em testes cognitivos, sugere um estudo do Imperial College London publicado na revista BMJ Public Health. A pesquisa analisou dados de mais de 26 mil adultos do Reino Unido para descobrir como diferentes padrões de sono, incluindo duração e qualidade, afetam a capacidade geral de cognição. 

Assim como estudos anteriores, o atual descobriu que dormir entre sete e nove horas por noite é ideal para o funcionamento do cérebro, estimulando funções cognitivas como memória, raciocínio e velocidade de processamento de informações. Por outro lado, o repouso menor ou maior que isso teve um efeito claramente prejudicial, disseram os autores. 

Além disso, ser notívago ou madrugador afetou os resultados de testes cognitivos. Pessoas mais ativas à noite tiveram desempenho 13,5% mais elevado nos testes, em comparação àqueles que são mais ativos pela manhã.

Indivíduos com sono intermediário — uma mistura de ambos — registraram pontuação 10,6% maior do que os que acordam cedo. Segundo os autores, embora o estudo seja observacional, "as diferenças foram altamente significativas, o que é muito pouco provável que sejam devidas ao acaso". 

Leia mais:

https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/07/6896492-notivagos-tem-melhor-funcao-cognitiva-diz-estudo.html

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 08 de Setembro de 2024