A expectativa de vida tem aumentado em todo o mundo e, com ela, a busca por estratégias que garantam um envelhecimento saudável. Um estudo com mais de 100 mil pessoas, ao longo de três décadas, traz algumas dicas de como viver mais e com qualidade. Seguir uma dieta saudável aos 40 anos mostrou-se o principal preditivo de uma boa saúde física, cognitiva e mental a partir dos 70.
O estudo, realizado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública TH Chan da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que menos de 1 em cada 10 pessoas envelhecem livres de doenças graves, incluindo as que causam a degeneração cognitiva. Porém, a alimentação adequada na meia-idade aumenta as chances de passar dos 70 anos com qualidade de vida.
A pesquisa foi apresentada no congresso Nutrition 2024, em Chicago, nos Estados Unidos. Os resultados mostram que indivíduos que seguiram uma dieta saudável a partir dos 40 anos tinham entre 43% a 84% mais chance de exibir um bom funcionamento físico e mental aos 70 anos, em comparação com aquelas que não o fizeram.
Leia mais:
https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/07/6906394-pesquisa-mostra-o-cardapio-ideal-para-chegar-aos-70-anos-com-qualidade-de-vida.html