facebook instagram youtube whatsapp

Tendência Terça-feira, 14 de Junho de 2022, 16:52 - A | A

Terça-feira, 14 de Junho de 2022, 16h:52 - A | A

Desenhos de alunos da Rede Municipal disputam votação para o Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente 2023

Os desenhos foram produzidos por alunos do 1º ao 9º ano das escolas participantes dos projetos “Plantar e Cuidar” e “Educação Ambiental Transformadora”. As ações integram a política de educação estabelecida pelo prefeito Kalil Baracat, que determinou ações que fomentem a construção de uma Várzea Grande melhor para se viver.

Com o tema “Arborização, Sustentabilidade e Cidadania em Várzea Grande”, 10 desenhos produzidos por alunos das escolas da Rede Municipal foram selecionados para concorrer na final do concurso que irá eleger o desenho do “Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente”, edição 2023. A iniciativa é da Prefeitura de Várzea Grande, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL).
O concurso, que já é tradicional na rede pública, visa despertar nos alunos a reflexão sobre a importância do bom relacionamento da comunidade com o meio ambiente. Este ano, o concurso conta com a participação de alunos de 24 escolas da Rede Municipal que, com a orientação da equipe da Educação Ambiental, desenvolveram competências e habilidades para auxiliar na produção dos trabalhos para Selo Oficial.
O professor Vagner Cesar Souza Barros, da equipe da Educação Ambiental da Superintendência Pedagógica, explica que cada unidade escolar do Município selecionou um desenho produzido pelos alunos para participar do concurso. A comissão organizadora, formada por técnicos das duas secretarias envolvidas, selecionou os dez desenhos finalistas. “Esses desenhos estarão disponibilizados no Portal da Prefeitura Municipal de Várzea Grande até o dia 26 de junho para votação on-line, permitindo que toda a sociedade participe da votação”, ressalta.
Os desenhos foram produzidos por alunos do 1º ao 9º ano das escolas participantes dos projetos “Plantar e Cuidar” e “Educação Ambiental Transformadora”, e foram realizados em folha de papel A4, utilizando-se para sua elaboração giz de cera, caneta colorida, lápis de cor ou grafite. As escolas que tiveram desenhos de seus alunos selecionados foram as EMEBs Rita Auxiliadora de Campos Cunha, Antônio Salustio Areias, Senhora Dirce Leite de Campos, Irenice Godoy, Joaquim da Cruz Coelho, Paulo Freire, Júlio Corrêa, Ana Francisca de Barros, Nair de Oliveira e Manoel João.
A ação vai ao encontro da política estabelecida pela gestão do prefeito Kalil Baracat, que determinou que sua equipe produza projetos que fomentem a construção de uma sociedade melhor para o futuro, tendo como base a preservação e conservação do meio ambiente como peças fundamentais para sua sustentação. O desenho mais votado será divulgado no dia 30 de junho, no anexo I da SMECEL. Os alunos autores dos desenhos finalistas receberão medalhas em reconhecimento pelo trabalho.
O Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente foi instituído pela Lei Municipal nº 3.571 de 2011, de autoria do Poder Executivo Municipal. “O concurso é uma maneira de envolver a comunidade escolar nas questões ambientais, despertando para as discussões sobre a importância da preservação e proteção do meio ambiente e ações sustentáveis”, declarou o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos, destaca que o selo é concedido às empresas legalmente constituídas em Várzea Grande e comprovada a idoneidade no que se refere à preservação do meio ambiente. “Para adquirir o selo, essas empresas precisam cumprir a legislação ambiental, promover ações de preservação ao meio ambiente, aplicar programas de redução do consumo de energia elétrica e água, entre outras ações”.
O concurso é realizado anualmente, sempre no mês de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). E você pode votar clicando aqui.

Por Fred Nogueira / Secom-VG

Comente esta notícia

, 03 de Dezembro de 2024