O cuidado com a saúde mental dos trabalhadores agora é uma exigência legal. A partir de 25 de maio de 2025, todas as empresas que atuam no Brasil serão obrigadas a adotar medidas de prevenção, avaliar riscos e oferecer suporte adequado para a saúde mental de seus funcionários. A determinação faz parte da Norma Regulamentadora 1 (NR-1), aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em agosto de 2024.
O Brasil ocupa a segunda posição mundial em casos de burnout, ficando atrás apenas do Japão. Esse transtorno, caracterizado pelo esgotamento físico e mental causado pelo estresse crônico no trabalho, pode desencadear fadiga extrema, insônia, dificuldades de concentração, além de impactar diretamente a saúde metabólica e imunológica.
A boa notícia é que a nutrição pode ser uma aliada na prevenção e no tratamento do burnout. Pesquisas recentes indicam que algumas vitaminas desempenham um papel crucial na regulação do estresse e na recuperação do organismo.
De acordo com a nutricionista, pesquisadora e CEO do Scanner da Saúde, Aline Quissak, manter o equilíbrio do sistema nervoso depende não apenas de um ambiente de trabalho saudável, mas também de uma alimentação rica em micronutrientes essenciais.
Continue lendo Correio Braziliense