facebook instagram youtube whatsapp

Economia Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024, 16:40 - A | A

Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024, 16h:40 - A | A

Energia

Conta de luz mais cara: bandeira deve seguir amarela ou vermelha até o fim do ano

Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, diz ver "grande tendência" em manter a cobrança adicional até dezembro. Segundo ele, porém, é preciso esperar para ver o quão quente serão os próximos meses

Juliana Sousa/Correio Braziliense
MQF

Há uma “grande tendência” que a bandeira vermelha ou amarela ser mantida até o fim de 2024. A afirmação foi feita pelo diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa. A cobrança extra na conta de luz acontece por conta da seca severa que atinge as usinas hidrelétricas e aumenta o preço da produção de energia. 

O cenário de escassez hídrica que impacta o setor das hidrelétricas obriga que uma parte da energia seja fornecida por usinas termelétricas, que são mais caras e mais poluentes. Neste mês de setembro foi acionada a bandeira vermelha patamar 1, que adiciona 4,463 a cada 100 quilowatt-hora consumido.   

"Aquela bandeira que é acionada, é acionada para fazer frente ao custo que vem. Então, se a bandeira vem vermelha, nós vamos sinalizar a necessidade de arrecadar um recurso tal para fazer jus àquele custo”, explicou Sandoval, nesta quarta-feira (18/9), durante o Seminário Nacional dos Consumidores de Energia, em Brasília. 

O diretor disse que, comparada à grande crise de 2021, a situação atual do sistema hidrelétrico ainda não é tão grave. Entretanto, o cenário pede cautela. E destacou que é preciso esperar para ver o quão quente serão os próximos meses e como será o regime de chuvas no próximo período úmido. Segundo ele, isso definirá o quão sobrecarregado o sistema estará no ano que vem. 

Leia mais

https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2024/09/6945223-conta-de-luz-mais-cara-bandeira-deve-seguir-amarela-ou-vermelha-ate-o-fim-do-ano.html

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 19 de Setembro de 2024