Dobra o número de animais de estimação abandonados com a aproximação das festividades de fim de ano e férias é o que alertou o vereador da causa animal, Sargento Vidal (MDB) na tribuna desta quinta-feira (07.12).
“Com a aproximação das festas de fim de ano, algumas pessoas tem o hábito de abandonar seus pets nas ruas e ou, demais locais públicos “Para que eles não atrapalhem seu lazer e isso tende ainda a aumentar com o início das férias escolares”, enfatizou.
Por vídeo, o parlamentar demonstrou um flagrante da denúncia, no qual uma mãe e seis filhotes foram abandonados à beira de um córrego, sem alimentos, sem água e em pleno sol escaldante.
O parlamentar resgatou os animais e lembrou que no Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. E em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, a pena de maus-tratos foi aumentada para reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão e gato.
“Chamei a polícia e fomos até a casa da autora do abandono, mas por medo de represálias as pessoas que haviam me encaminhado à denúncia não quiseram testemunhar”, destacou.
O vereador lembrou o Dezembro Verde - mês de conscientização contra o abandono e enfatizou.
“Esse crime pode inclusive ser punido com até cinco anos de prisão. Por essa razão peço ajuda da população, da imprensa e de entidades cuiabanas para que denunciem e que juntos possamos dizer não ao abandono dos animais e diminuir a incidência desse crime cruel e covarde”, finalizou Vidal.