Em discurso nesta quarta-feira (22) na Câmara Federal, o deputado Coronel Assis (União-MT) avaliou como “boicote” o que as empresas que adquirem as commodities produzidas em Mato Grosso estão protagonizando ao estabelecer a moratória da soja e da carne.
“As empresas estão boicotando os produtores que estão cumprindo à risca o Código Florestal. Isso é um tapa na cara do Congresso Nacional. É inadmissível pensar que as empresas se recusem a comprar a produção em áreas legais”, declarou.
A moratória, de autoria das Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), impede a venda de commodities produzidas em áreas desmatadas desde 2008.
A regra conflita com o próprio Código Florestal que autoriza o desmatamento legal de 60% da área no Cerrado e 20% na Amazônia, ambos biomas presentes em Mato Grosso.
O deputado Coronel Assis afirmou que vai endossar as discussões na Câmara Federal e no Senado para impedir que a moratória tenha continuidade e não comprometa a economia de Mato Grosso e do país. “Logo mais todos os Estados estarão prejudicados com a moratória, não podemos admitir”.