Buscando solucionar um problema enfrentado por profissionais da educação em Mato Grosso, o deputado estadual Cláudio Ferreira (PL), o paisagista, apresentou o Projeto de Lei nº 1334/2023, que visa garantir a preferência na matrícula para filhos e/ou menores sob guarda de professores ou funcionários da rede pública estadual na escola em que o responsável esteja lotado.
A proposta foi aprovada em 1ª votação, na Assembleia Legislativa, na quarta-feira (27). De acordo com o texto, a preferência na matrícula será dada somente após o preenchimento das vagas disponíveis por alunos das comunidades geograficamente próximas à unidade de ensino, para que a prioridade não prejudique a oferta de vagas para os demais estudantes da região.
O deputado Cláudio Ferreira destaca que a proposta visa proporcionar melhores condições de trabalho, além de influenciar diretamente no melhor uso dos serviços públicos e dos recursos de mobilidade urbana, já que crianças e adolescentes estarão próximos dos responsáveis durante o período escolar.
“Este projeto não cria um privilégio e sim contribui com a promoção de cidades inteligentes, gerando melhoria na mobilidade urbana e nas condições de trabalho dos profissionais. A finalidade desta proposta é colaborar com a otimização da vida do cidadão na prática”, completou o paisagista.