facebook instagram youtube whatsapp

Saúde Sexta-feira, 12 de Julho de 2024, 09:44 - A | A

Sexta-feira, 12 de Julho de 2024, 09h:44 - A | A

Gripe aviária

OMS emite alerta após novos casos em humanos

Com a detecção do H5N1 altamente patogênico em vacas-leiteiras, a agência das Nações Unidas alerta que vigilância sanitária é insuficiente diante do risco, ainda baixo, de o micro-organismo evoluir e se tornar transmissível entre mamíferos

Paloma Oliveto \Correio Braziliense
MQF

Uma semana depois de os Estados Unidos (EUA) notificarem o quarto caso de gripe aviária em uma pessoa que teve contato com vacas-leiteiras infectadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a vigilância sanitária irregular do vírus representa um risco à saúde global. Embora não existam evidências de transmissão entre humanos, o H5N1 deixou a comunidade científica em alerta ao infectar, recentemente, mamíferos. Além dos EUA, o Camboja registrou dois casos em crianças. Elas teriam se aproximado de galinhas doentes ou mortas. 

Em uma coletiva de imprensa transmitida on-line, o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou que a probabilidade de surtos ou epidemias ainda é baixo. Porém, ressaltou que o acompanhamento do vírus por autoridades de saúde é insatisfatório. "Nossa capacidade de avaliar e gerir esse risco (de transmissão entre humanos) está comprometida pela vigilância limitada dos vírus da gripe em animais em todo o mundo." Segundo Ghebreyesus, é urgente compreender como o patógeno se propaga e sofre mutações nos animais, "para identificar quaisquer alterações que possam aumentar o risco de surtos em humanos, ou a eventualidade de uma pandemia". 

No início da semana, um estudo publicado na revista Nature alertou que algumas características do H5N1 detectado nas vacas-leiteiras dos Estados Unidos podem aumentar o potencial infeccioso do vírus, além de facilitar a transmissão em mamíferos. Em uma série de experimentos, pesquisadores da Universidade de Shizuoka, no Japão, e de instituições norte-americanas descobriram que as versões da gripe aviária altamente patogênicas (HPAI H5N1) circulantes nos bovinos infectados induziram doenças graves em camundongos e furões, quando inoculados pelo nariz dos animais. 

Leia mais:

https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/07/6896463-gripe-aviaria-oms-emite-alerta-apos-novos-casos-em-humanos.html

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 08 de Setembro de 2024