facebook instagram youtube whatsapp

Saúde Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024, 08:30 - A | A

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024, 08h:30 - A | A

Anticâncer

Por que comer mais vegetais como brócolis e repolho

Do grupo dos crucíferos, essas hortaliças aparecem em estudo como protetoras contra diferentes tumores

Agência Einstein
MQF

Brócolis, repolho, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas, rúcula e agrião são alguns dos integrantes do grupo conhecido como crucíferos. Segundo uma pesquisa publicada em agosto no periódico Journal of Food Science, esses vegetais são aliados anticâncer.

Pesquisadores chineses analisaram 22 meta-análises – que são revisões abrangentes encontradas na literatura científica – e elencaram efeitos protetores contra tumores gástricos, de pulmão, de mama e de próstata, entre outros. “Vale salientar, entretanto, que se trata de um estudo de associação e que as pesquisas incluídas referem-se a diferentes populações e até formas distintas de plantio e de solo”, pondera o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Mas a relação desses vegetais com a redução do risco de câncer vem de longa data. Um cardápio com boa oferta de hortaliças, nesse caso com espaço para as crucíferas, fornece uma porção de substâncias protetoras, a começar pelas fibras. Elas atuam em prol do trânsito intestinal e favorecem a microbiota, dois fatores relacionados à diminuição do risco de tumores.

Continue lendo

https://www.metropoles.com/saude/anticancer-comer-vegetal-crucifero

Comente esta notícia

, 26 de Dezembro de 2024