facebook instagram youtube whatsapp

Saúde Sexta-feira, 14 de Junho de 2024, 10:35 - A | A

Sexta-feira, 14 de Junho de 2024, 10h:35 - A | A

cigarro eletrônico

Vape causa mais intoxicação do que cigarro convencional, diz pesquisa

A pesquisa detectou que os níveis de nicotina presentes nesses usuários são de três a seis vezes maiores em relação aos fumantes de cigarros convencionais

Aline Gouveia/Correio Braziliense
MQF

O consumo de cigarro eletrônico, conhecido também como vape, provoca níveis de intoxicação mais altos do que o cigarro convencional. A informação consta na pesquisa realizada pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de São Paulo, em parceria com o Instituto do Coração (Incor) e o Laboratório de Toxicologia da Universidade de São Paulo (USP), divulgada na última quinta-feira (6/6).

O estudo inicial foi realizado com base nos dados de 200 fumantes de cigarros eletrônicos. A pesquisa detectou que os níveis de nicotina presentes nesses usuários são de três a seis vezes maiores em relação aos fumantes de cigarros convencionais.

“O estudo indica que a intoxicação por nicotina em quem usa o cigarro eletrônico é tão alta quanto, ou até pior, que nos usuários de cigarro tradicional. Também foi notado uma falta de conhecimento entre os mais jovens sobre os riscos de dependência, regras de uso e consumo em ambientes fechados, conforme a Lei Antifumo. Esses dados foram coletados durante a pesquisa por meio de questionários aplicados aos usuários de cigarros eletrônicos/vapes”, explicou a médica cardiologista Jaqueline Scholz, diretora do Núcleo de Tabagismo do Incor e coordenadora da pesquisa.

Leia mais:

https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/06/6876837-vape-causa-mais-intoxicacao-do-que-cigarro-convencional-diz-pesquisa.html

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 08 de Setembro de 2024