facebook instagram youtube whatsapp

Comportamento Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024, 10:58 - A | A

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024, 10h:58 - A | A

MENTE HUMANA

É possível mudar sua personalidade? Saiba como isso pode acontecer, segundo a ciência

Pesquisa mostra que as pessoas podem moldar intencionalmente as características de que precisam para ter sucesso na vida que desejam.

BBC NEWS
MQF

Você já fez um teste de personalidade? Se você é como eu, já consultou o BuzzFeed e sabe exatamente que música da Taylor Swift "combina perfeitamente com sua vibe".

Pode ser óbvio que os quizzes da internet não são científicos, mas muitos dos testes de personalidade aparentemente sérios usados para orientar as escolhas educacionais e profissionais também não são respaldados por pesquisas.

Apesar de ser uma indústria de bilhões de dólares, os testes de personalidade comerciais usados por escolas e empresas para direcionar as pessoas para suas funções ideais não predizem o sucesso na carreira.

Além da falta de respaldo científico, as abordagens mais populares para compreender a personalidade são problemáticas porque pressupõem que seus traços são estáticos — ou seja, você está preso à personalidade com a qual nasceu.

Mas os estudos modernos da ciência da personalidade mostram que os traços podem mudar e mudam com o tempo.

Além de observar minha própria personalidade mudar ao longo do tempo — de bagunceira e preguiçosa para um nível fora do comum em termos de conscienciosidade —, também sou pesquisadora de mudanças de personalidade e psicóloga clínica.

Minha pesquisa confirma o que vi em meu próprio desenvolvimento e no dos meus pacientes: as pessoas podem moldar intencionalmente as características de que precisam para ter sucesso na vida que desejam.

Isso vai contra a crença popular de que seu tipo de personalidade o coloca em uma caixa, determinando que você escolha parceiros, atividades e carreiras de acordo com suas características.

O que é personalidade — e o que não é

De acordo com os psicólogos, a personalidade é sua maneira característica de pensar, sentir e se comportar.

Você é uma pessoa que tende a pensar sobre as situações da sua vida de forma mais pessimista ou é uma pessoa do tipo "copo meio cheio"?

Você tende a ficar com raiva quando alguém te fecha no trânsito ou é mais provável que você dê à pessoa o benefício da dúvida — talvez esteja correndo para o hospital?

Você espera até o último minuto para concluir as tarefas ou planeja com antecedência?

Você pode pensar na personalidade como uma coleção de rótulos que resumem suas respostas a perguntas como estas. Dependendo das suas respostas, você pode ser rotulado como otimista, empático ou confiável.

As pesquisas sugerem que todos estes rótulos descritivos podem ser resumidos em cinco traços de personalidade abrangentes – o que os psicólogos criativamente chamam de "Cinco Grandes" (Big Five, em inglês).

Na década de 1930, os psicólogos literalmente vasculharam um dicionário para extrair todas as palavras que descrevem a natureza humana, e as classificaram em categorias com temas semelhantes.

Por exemplo, eles agruparam palavras como "gentil", "atencioso" e "amigável". E descobriram que milhares de palavras poderiam ser representadas classificando-as entre cinco traços: neuroticismo, extroversão, conscienciosidade, amabilidade e abertura.

Leia mais

https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2024/10/6962500-e-possivel-mudar-sua-personalidade-saiba-como-isso-pode-acontecer-segundo-a-ciencia.html

Comente esta notícia

Cuiabá MT, 18 de Outubro de 2024