facebook instagram youtube whatsapp

Economia Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024, 10:34 - A | A

Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024, 10h:34 - A | A

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Senado aprova lei que regula mercado de crédito de carbono

Proposta é vista como essencial para posicionar o Brasil como protagonista na agenda global de transição energética

Rafaela Gonçalves/Correio Braziliense
MQF

Após uma série de adiamentos e horas de discussão, o plenário do Senado aprovou, ontem, em votação simbólica, o substitutivo do projeto que regulamenta o mercado de crédito de carbono no Brasil. A proposta era alvo de impasse entre os parlamentares devido às alterações feitas na Câmara dos Deputados.

A matéria, protocolada como PL 182/2024, estava travada no Congresso desde o início do ano. O governo intermediou acordo com os parlamentares para a aprovação do texto a tempo da Conferência das Organização Nações Unidas (ONU) sobre as Mudanças Climáticas, a COP 29, que acontece em Baku, no Azerbaijão, nesta semana. No entanto, como sofreu alterações pelos senadores, o projeto voltará novamente à análise da Câmara antes de ir à sanção presidencial.

A proposta estabelece um limite de emissões de gases de efeito estufa por meio de um sistema de compensação, com bonificação para empresas que reduzirem o lançamento de gás carbônico na atmosfera e punição para as mais poluidoras.

Leia mais

https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2024/11/6988233-senado-aprova-lei-que-regula-mercado-de-credito-de-carbono.html

Comente esta notícia

, 21 de Novembro de 2024