O Museu da Imagem e do Som (Misc), coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, abre suas portas para a exposição fotográfica “Carnaval dos Carnavais”, partir desta terça-feira (22). A iniciativa reúne imagens de vários fotógrafos que retrataram os carnavais cuiabanos da década de 1920 a 1990.
Ao som das marchinhas os visitantes poderão relembrar os antigos desfiles que aconteciam nas avenidas Getúlio Vargas e Mato Grosso, além dos tradicionais Corsos e os disputados bailes de Carnaval dos clubes Feminino, Sayonara, Náutico e Dom Bosco. As imagens que revelam as origens dos carnavais da Capital pertencem ao acervo fotográfico do Misc. A abertura da exposição contou a presença do secretário de Cultura Esporte e Lazer, Aluízio Leite
“O Carnaval é uma data muito esperada pelos cuiabanos, um momento de alegria e diversão. O Carnaval de outras épocas era um momento da família e isso nos faz refletir sobre o momento em que vivemos atualmente. Quero agradecer aos funcionários do Misc que zelam por esse patrimônio da cuiabania e dizer que a população está convidada para trazer seus familiares e amigos para visitarem esse patrimônio cultural e conhecer um pouco mais da nossa história”, destacou Aluízio Leite.
“Aqui as pessoas terão a oportunidade de ver alguns dos grandes blocos carnavalescos de Cuiabá até os anos de 1990 e conhecer um pouco da história das famílias cuiabanas que saiam todas fantasiadas e participavam desses carnavais. Convidamos com muito carinho para que as pessoas possam vivenciar esse carnaval de família”, acrescentou o coordenador do Misc, Cristovão Luiz.
A exposição deve permanecer no museu para visitação até o final de março. O Misc está localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 79, Centro, e funciona de segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h.
O MISC
Criado em 2006, o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) é o principal acervo de imagem e som da diversidade cultural de Cuiabá. Além de apresentações musicais, o Misc também apresenta exposições, mostras de fotografia e vídeos, oficinas e peças teatrais valorizando a história da cuiabania.