facebook instagram youtube whatsapp

Política Quarta-feira, 16 de Abril de 2025, 18:05 - A | A

Quarta-feira, 16 de Abril de 2025, 18h:05 - A | A

AÇÃO SOCIAL | CUIABÁ 306 ANOS

Simininas visitam Aquário Municipal em ação especial com apoio da primeira-dama

Passeio educativo contempla meninas em situação de vulnerabilidade social e celebra o aniversário da capital

Da Redação MQF
MAIS QUE FATO

A primeira-dama de Cuiabá e vereadora Samantha Iris celebrou, nesta terça-feira (15), o início das visitas de meninas do Programa Siminina ao Aquário Municipal Justino Malheiros. A atividade integra a programação comemorativa dos 305 anos da capital mato-grossense.

Ao todo, 240 meninas participaram da primeira etapa do passeio, que contemplou as unidades dos bairros Capão do Gama, Novo Colorado e o Distrito do Sucuri. Até a próxima semana, as 16 unidades do programa serão envolvidas na ação, que promove lazer e aprendizado para meninas de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social.

Durante a visita, a primeira-dama distribuiu lembranças alusivas à Páscoa e acompanhou as crianças até a escultura do Sansão Gigante, exposta em frente ao Museu do Rio até 21 de abril.

É muito importante essa visitação. Fizemos uma programação para trazer todas as meninas de todas as unidades do Siminina para conhecer o aquário. Elas passeiam, interagem e ganham conhecimento ambiental. Elas estão gostando muito! É muito bom proporcionar essa experiência para elas. Hoje, nossa parceria é com a Prefeitura, mas buscamos outras parcerias para ampliar as visitações”, destacou Samantha Iris.

O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, explicou que a visitação ao aquário é agendada e conta com o acompanhamento de biólogos, que apresentam informações sobre os cerca de 600 peixes distribuídos em 22 espécies, organizados nos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Essa experiência permite inclusão e aprendizado. Desde que o prefeito Abilio Brunini determinou a gratuidade da entrada, mais de 150 pessoas já visitaram o espaço”, afirmou Medeiros.

A coordenadora do Programa Siminina, Ivete Carneiro, enfatizou o impacto da ação para as famílias atendidas pelo projeto:

Hoje de manhã trouxemos 122 meninas, agora temos 118. Marcamos outro grupo para amanhã, nos períodos matutino e vespertino. As visitações continuam na semana que vem. Queremos trazer todas elas. Me emociono com a alegria delas. Trabalhamos com meninas em situação de vulnerabilidade, e muitos pais não conseguem trazê-las. Então, elas podendo vir agora, e vejo que estão aproveitando. É muito gratificante.”

Comente esta notícia

, 19 de Abril de 2025