facebook instagram youtube whatsapp

Política Terça-feira, 06 de Junho de 2023, 22:33 - A | A

Terça-feira, 06 de Junho de 2023, 22h:33 - A | A

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Mato-grossenses Silviane Ramos, Estela Ceregatti e o maestro Fabrício Carvalho protagonizam evento no Planalto

Redação MQF

 

Arquivo pessoal

silviane

Silviane Ramos, Leila Pinheiro, Janja e Estela Ceregatti

No dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, - 5 de junho -, o Palácio do Planalto foi palco de um evento espirituoso, onde se fez presente a leveza e a arte da introdução musical arranjada pelo maestro Fabrício Carvalho,  executado por Leila Pinheiro e Estela Ceregatti,  e com a intervenção poética de Chirley Pankará e a Profª. Drª. socióloga pesquisadora Silviane Ramos; nossa representante da quinta geração de Tereza de Benguela. Ali, o hino se fez presente, com sua brasilidade e representatividade. 

Compuseram o evento também diversos representantes da sociedade civil organizada, como o Cacique Raoni e a líder afro Tuane Tuxx, que trouxe uma fala impactante sobre periferia e quilombo.  

 

Arquivo pessoal

silviane

Estela Ceregatti, Tulio Gadelha e Silviane Ramos

 

Atendendo a um convite do Ministério do Meio Ambiente, a Arte Verde trouxe leveza aos protocolos da instituição, dialogando com as intervenções e discursos e acreditam que os decretos celebrados ali iluminarão o caminho das futuras gerações.

A ministra Marina Silva, por sua vez, agradeceu a todos os presentes e disse estar fortalecida após ataques a Praça do 3 Poderes, afinal, cerca de 11 decretos que cuidam do meio ambiente foram celebrados durante a atividade. Marina também destacou a questão da exportação de sustentabilidade e a COP 30 como pontos centrais.

A força quilombola negra de Silviane Ramos, somada à presença de Chirley Pankará, evidencia ainclusão e territorialização desse novo percurso de resistência, retomada e reconstrução do nosso país.

 

 

Durante o discurso do presidente Lula, o protocolo é quebrado quando Raoni se levanta e abraça-o, ressaltando que nada é mais expressivo do que o Pará sediar a COP 30, para que o mundo veja de fato o que é a Amazônia.

"Hoje é dia de celebrar a vida, dos seres humanos, do animais, das árvores, das florestas, dos rios e dos oceanos. Hoje é o dia dedicado à vida em harmonia com o meio ambiente, uma vida que sonhamos e podemos ter, se acordarmos a tempo desse pesadelo coletivo de egoísmo e ganância que coloca em risco a sobrevivência de toda humanidade. Hoje é dia que o mundo celebra o meio ambiente e o Brasil celebra da melhor maneira possível, com medidas efetivas que estão sendo tomadas pelo nosso governo." afirmou presidente Lula em trecho de sua fala.

Assista a cerimônia:

 

Comente esta notícia

, 04 de Dezembro de 2024