O deputado estadual Valdir Barranco (PT) publicou um vídeo em suas redes sociais defendendo os pescadores e pescadoras de Mato Grosso e criticando o projeto de lei, do governo estadual, que proíbe a pesca comercial por cinco anos em todo o estado. A proposta nº 1363/2023 foi aprovada em primeira votação, mas ainda tramita na Assembleia Legislativa.
“Nós sabemos que Mato Grosso tem uma grande cultura da pesca profissional e muitas famílias de pescadores profissionais, amadores e ribeirinhos dependem da pesca. Não faz sentido uma proposta como essa chegar aqui na Casa. Uma proposta sem qualquer estudo de impacto financeiro. Não se fala quantas famílias, qual será fonte de financiamento, quantas famílias. Tudo isso é primordial no envio de qualquer projeto a Assembleia”, reprovou Barranco.
O parlamentar também repreendeu a inexplicável pressa do Governo do Estado em aprovar o texto de forma rápida e sem discussão. “Não faz nenhum sentido essa tamanha urgência e correria em debater e aprovar um tema que há uma profundidade tão grande e que impacta a vida de milhares de famílias. O governo quer atropelar, mais uma vez, as pessoas trabalhadoras e mais carentes de Mato Grosso. Vamos debater o assunto. Vamos conversar sobre”, afirmou.
O deputado ainda lembrou a falta de fiscalização e de atuação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). “Como biólogo, eu sei que o necessário é termos responsabilidade com a pesca no período da piracema. O que não é feito pela pasta de Meio Ambiente aqui do estado, pois eles não fiscalizam e, agora, querem proibir a pesca e prejudicar milhares de pessoas que vivem dela. Isso é uma vergonha”.
Barranco recordou quando o projeto ‘Cota Zero’ foi apresentado, em 2020, e derrotado. “Desde a primeira vez que uma proposta como essa foi apresentada e discutida na Assembleia, nós conseguimos enterrá-lo, a partir da força de união e mobilização do povo. Eu sou contra a cota zero. Eu sou contra a proibição da pesca. Não a cota zero. Sim a pesca profissional, com responsabilidade e compromisso ambiental. Podem contar comigo na Assembleia Legislativa. Juntos nós vamos derrotar esse projeto vergonhoso”, finalizou.